quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Editorial Dia dos Pais

A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado.  A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto  e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado.  A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado.

A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso.
 Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar.
Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.

Amamos vocês!

 FELIZ DIA DOS PAIS!!!
 

Aproveitamos a oportunidade para lembrar do paizão que vive homenageando os amigos da Turma da Quinta.
Nesse momento é a Tatiana Borges que escreve no Espaço do Borginho.

Ela faz uma homenagem a seu pai, estendendo os votos de feliz dia dos pais a toda a comunidade da Turma da Quinta e da AFRB.

 
 
ESPAÇO PARA O BORGINHO


POR ONDE ANDA BORGINHO? 
Espera aí essa frase está estranha, como assim por onde anda Borginho? Ele está sempre na Bosch, aliás, o
Clube é quase extensão de sua casa, é como se fosse o seu quintal.
Faz parte da Turma da Quinta, e afirmo que ali não são apenas amigos que ele encontra às quintas-feiras, ali ele encontra a sua segunda família.
O Sr. José Carlos Borges (meu pai), 61 anos, é aposentado, trabalhou mais de 21 anos na Bosch, como operador de máquinas, viúvo, pai de dois filhos, Tatiana (eu) e Wellington.

Jogou pela Bosch, mas não me pergunte quando ganhou ou perdeu, não saberia responder.

Para aqueles que o conhecem há bastante tempo, talvez se lembrem que ele teve a melhor torcedora que alguém poderia ter. Alguém que vibrava com cada ato dele no campo, e aí de quem estivesse a sua frente, certamente alguns chutes levaria, afinal “Seu Bem”, como ela dizia, estava prestes a fazer um belo passe. Hoje não disputa mais campeonatos, seu pé teima em esquentar, o que impossibilita que ele continue a fazer belos passes, atualmente só treina.

Foi técnico do Hiper Máster, mas não gosta do título, diz que era apenas mais um colaborador, e como não podia mais jogar essa era uma forma de contribuir com a equipe. Não    conseguiu ser campeão, ou melhor, não levou a taça para casa, mas campeão sempre foi.
Acho que nem todos sabem a história desse homem que pra mim sem dúvida é um herói.Teve uma infância difícil no interior da Bahia, onde muitas vezes precisou caçar o que comer, desde muito pequeno precisou trabalhar e como muitos nordestinos, ambicionava uma vida melhor.
Decidiu vir para Campinas, chegou com uma malinha de papelão e algumas mudas de roupa, encontrou abrigo na casa de um amigo, em uma sexta-feira fez uma ficha, e na segunda-feira, já estava empregado.
Mas, ainda assim não foi fácil, afinal Campinas era como um novo mundo, para um jovem tímido e sem estudos, foi obrigado a aprender com a vida, e como bem sabemos nem sempre ela é tão doce quanto desejamos.
Até hoje tem sotaque, fala incorretamente algumas palavras, houve muitas piadas por isso, mas não renega sua origem, não tenta ser o que não é, é um homem sábio.
Mesmo com todas as dificuldades não desistiu, passou por algumas empresas até se aposentar na Bosch. Aqui construiu sua família, aqui fez seus amigos, aqui construiu sua vida e aqui como diz é sua cidade do coração, hoje não se vê em outro lugar.
 

Infelizmente nessa trajetória há quase onze anos nossa Chu, voltou para os braços do pai celestial e foi a partir desse momento que ele se fez forte mais uma vez.

Foi ali que além de Pai se tornou Mãe, foi ali que vimos a mudança acontecer e sinceramente não teríamos suportado sem ele.
Sei que muitas vezes discutiremos, afinal, como sempre lhe digo, um fruto não cai longe da árvore, e somos muito parecidos, se hoje, sou uma mulher forte, que luto pelo que quero e sei que fazer o bem e ser honesta sempre é a melhor opção é porque o tive como exemplo.

A única coisa que me incomoda é quando me diz: “Filha, Deus pode me chamar que estou pronto”.  Em meu íntimo peço: “Meu Deus, não permita, pois eu não estou pronta”, aliás,
nunca estarei. 
Agradeço a Deus por tê-lo como Pai e se mil vezes tivesse que escolher alguém como Pai, todas elas seriam você.

Nunca se esqueça de que lhe amamos!!! E desejamos muitos e muitos dias dos pais ao seu lado.

Desejo a todos um excelente Dia dos Pais, se possível que todos passem ao lado de seus filhos e que recebam o meu carinho e muito obrigada por fazerem parte da vida do meu pai.
 

Tatiana Borges



 
 
 
 
 
 

 
 
 

 

 







15 comentários:

  1. Parabéns Tati. Não só pelo comentário mas também pelo "paizão" que você tem. O orgulho que você tem dele, com certeza é o mesmo que ele tem de você. Posso responder a sua pergunta: Onde anda o Borginho? Eu respondo: Está no coração de todos aqueles que o conhecem.
    Nakano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nakano,

      E sei que vocês também estão no coração dele, conheço mais vc e o Cobrinha, mas por nome já ouvi falar de todos, rs.

      Beijos pra vc e pra Rita

      Tatiana

      Excluir
  2. Tatiana, boa noite
    Excelente material postado por você que o conhece tão bem.
    O pessoal da Turma da Quinta é maravilhoso e seu pai é um dos nossos capitães.
    Parabéns pela merecida homenagem prestada ao Borginho, seu pai. Por ela você merece uma Medalha de Ouro.
    Ostanelli
    08.08.2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostanelli,

      Isso é pouco para o que ele merece viu, rs.

      Abraços,

      Tatiana

      Excluir
  3. Tatiana, muito obrigado em nome de todos os Pais da Turma do futebol AFRB que não possui internet, Também tenho que agradecre essa frase sua: ali ele encontra a sua segunda família. Você foi muito feliz nesta frase, pois também penso assim.
    Agora parabém pela sua homenagem ao Paizão, meu companheiro de caminhada e já sei muito o que ele passou nesta vida e pra mim o sobrenome deveria ser ROCHA e não BORGES, pois aguentar tuto que aguentou só uma ROCHA.
    Borginho.....todo respeito da Turma da Quinta a você meu velho amigo....que bom a Bahia ter espantado você para o nosso caminho.
    Pode ficar tranquilo que ninguém aqui vai mandar uma carta para o programa do Gugu no quadro: De volta pra minha terra.
    Você foi adotado é filho de Campinas.

    Grato...Odair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odair,

      Só fico tranquila porque esse programa e esse quadro não existe mais, rs. Obrigada pelo carinho e amizade que tem pelo meu pai.

      Abraços,

      Tatiana

      Excluir
  4. "Salve a Bahia Iaá, Salve a Bahia oiô, sou cabra macho sou baino toda, meio dia,duas horas, TREIS e meia, que é que hà......... Como é bom tomar conhecimento do depoimento de uma filha, como este da Tatiana. Tem jeito para jornalista. Verifica-se com isso o reconhecimento de um pai, guereiro, batalhador, compromissado com a família, com o trabalho, com os amigos. Um vitorioso, um cara "verys porreta", tenho orgulho de ter um conterrâneo,amigo, nesse quilate. Tenho grande adimiração e respeito pelo seu exemplo de Homem, pois não é com metro que se mede um homem e sim pelo seu caráter,e por onde ele anda.
    Borginho ande sempre conosco,pois assim me sentirei bem acompanhado.
    Um forte abraço do; Fortuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fortuna,

      Realmente meu pai é um guerreiro e vcs todos são importantes para ele.

      Abraços,

      Tatiana

      Excluir
  5. Oi Tati, lindo o seu depoimento para seu pai realmente um homem de personalidade forte ,mas com um coração de ouro é capaz de tirar a propria roupa do corpo para ajudar alguem que precisa.Eu (Carmen cunhada ) o respeito muito e tenho muita e consideração por ele.
    Um forte abraço a todos PARTICIPANTES DA TURMA DA QUINTA,continuem com este blog para conhermos um pouquinho mais dessa turma.
    FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS .
    CARMEN

    ResponderExcluir
  6. Tati, minha prima querida. Os olhos se encheram de lágrimas ao ler esse depoimento lindo. Além de ser meu Tio, esse Homem maravilhoso é meu padrinho. E tenho muito orgulho disso! Infelizmente não temos nossa querida aqui conosco nesse dia dos pais, mas mesmo assim vamos comemorar! Mais um ano juntos com saúde! Feliz Dia dos Pais a todos!! Padrinho, continue sendo esse homem forte e bom que vc é! Beijos da afilhada Talita Souza

    ResponderExcluir
  7. Tatiana, fiquei emocionado com seu depoimento e mais ainda com os comentários que foram sendo revelados por amigos e parentes. Tenho certeza que o Borginho tem consciência de tudo que ele é e representa, mas especialmente neste Dia dos Pais, ele pode saborear o fruto da arvore que plantou e cuidou durante sua vida. É isso aí Borges, um abração!!!
    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes, a felicidade incomoda os tristes; o sucesso incomoda os que lutam sem resultados; os que amam incomodam os que se decepcionaram e os que sonham incomodam os que perderam a esperança.
      Se você é parte do grupo que está incomodando, não se abata com as críticas. Desfrute de suas conquistas com a consciência tranquila.
      para todos meus amigos Meu muito obrigado, que Deus abençoa, Com Carinho Borges.

      Excluir
    2. Ari,

      Mais uma vez muito obrigada, esse texto foi algo simples, mas que deixou meu pai muito feliz,e essa era a intenção, só não entendi direito porque ele gostou mais da mensagem do que do pijama que ganhou de presente, rs.

      Abraços,

      Tatiana

      Excluir
    3. Tatiana, eu sei porque! O pijama ele só utiliza quando vem o frio, mas logo o frio vai embora, porém sua mensagem aqueceu o coração dele pelo resto da vida.

      Odair

      Excluir
  8. Tatiana, assa mensagem foi escrito pelo Perlatto, porém só agora após o falecimento do Borges o Perlatto passou para incluir no blog Turma da Quinta.
    Tatiana, o Borges encontra-se no clube da Bosch toda quinta e domingo, por este motivo estamos dando retorno.
    Nós concordamos com quase tudo que você escreveu acima, porém o Borges não é este um SANTO, isso porque, não podia escutar TRUCO que, virava um bicho e já gritava seis sem ter cartas boas na mão, mas era só ai que ele se alterava, Pois no jogo quando truca também escuta.
    Nós não podemos falar mais nada sobre ele, isso porque você já disse tudo e nós concordamos.
    Tatiana, essa Turma da Quinta é mesmo uma família onde se brinca, briga e se diverte muito, mas estamos sempre abertos a colaborar um aos outros.
    Nós agradecemos seu carinho com todos os PAIS da Turma da Quinta em especial ao Borginho seu querido PAI.
    Deus esteja sempre com vocês, nas horas alegres ou nos momentos difíceis.
    OBS. Aguardamos vocês no jantar do dia 18/12/2013
    Grato Perlatto.

    ResponderExcluir