segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pão de Padeiro Cansado - Cozinha Ousada

Esse pão tem muitos nomes, mas eu prefiro chamá-lo de Pão de Padeiro Cansado!... e sem nenhuma pressa! O trabalho que dá é bem pouco, mas demora umas 15 ou 16 horas pra ficar pronto. Dá tempo pro padeiro descansar bastante. Depois de pronto é muita alegria e orgulho... as aplicações são muitas, crostini, bruschette, simplesmente mergulhado naquele molho de pasta vermelho e espesso ou passado naquele azeite de oliva especial levemente salgado!
Alla ricetta...

Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo
1,5 colher (café) de sal
1 colher rasa (café) de fermento granulado biológico
2,5 xícaras de água
Farinhas (rosca, trigo, fubá, centeio...) qb (para polvilhar o pão e a mesa de trabalho)
1 panela com tampa tamanho 24 que possa ir ao forno

Preparo:
Eu coloco num bowl e misturo a farinha de trigo, sal e fermento. Adiciono a água e misturo (não leva mais que 1 minuto) apenas o tempo suficiente para obter a massa pegajosa.
Cubro com filme plástico, faço alguns furinhos com a ponta de uma faca e deixo repousar por (no mínimo) 12 horas.
Polvilho uma base de trabalho com farinhas, derrubo a massa cuidadosamente sobre a base, acomodo sem pressionar muito e dobro sobre si mesma os 4 cantos. Com a ajuda de uma espátula, coloco sobre um pano de prato também  polvilhado com as mesmas farinhas.
Cubro com as pontas do pano e deixo crescer por 2 horas.
Pré aqueço o forno a 200/220 graus com uma panela com tampa dentro dele (daquelas que podem ir ao forno).
Derrubo a massa dentro da panela, tampo e deixo assar por 30 minutos. Destampo a panela e deixo por mais 20 minutos na mesma temperatura.
Fica essa maravilha!!!
O pulo do Chef: Um pouco do "pulo do Chef" desse pão está no manuseio cuidadoso da massa. Ela é naturalmente pegajosa... Não tente, portanto, amassar muito, mexer muito... na hora de transferir para a panela quente (super quente, 200 graus) faça somente os movimentos indispensáveis. Como eu escrevi na receita, literalmente eu "derrubo" dentro da panela. Não se pode desperdiçar ou estragar as bolhas de ar que as leveduras cuidaram de construir dentro da massa.
Último lembrete importantíssimo: Esse pão é de padeiro cansado, mas não distraido! Portanto, não se distraia com seu crescimento e beleza e pegue a tampa da panela com a mão desprotegida... Olha no que deu:
Uf!!! A cozinha não perdoa distrações!
 Finalmente, você terá feito, ou melhor "criado" essa maravilha:

Rendimento: 1 pão maravilhoso de 1 Kg (talvez 1,1Kg)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário