quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cantinho do "BATATA" - Joaquim Paulino

     


Bem meus amigos para iniciar o ano quero lhes apresentar  o nosso  amigo...
JOAQUIM  PAULINO DE OLIVEIRA  NETO.
Formado  em Engenharia  civil  na PUCC trabalhou  na Bosch de 1969  até 2012 onde  partir de 1986 foi gerente  de manutenção de máquinas, depois passou a gerente de construção civil e utilidades, que compreende o suprimento de energia elétrica, água, ar comprimido  e tratamento de esgoto.


      Joaquim  é casado com  Sra. Creusa  desde 1973 , teve  um casal de filhos, Luciana e Lucinaldo.
Em 1982, veio a perder sua filha , vítima de leucemia  que na época todos ficaram sabendo  pela campanha  de arrecadação  para o transplante de medula óssea nos EUA,  pois naquela época era muito difícil em se fazer este tipo de cirurgia, aqui no Brasil. 
      Seu filho Lucinaldo,  hoje casado, mas participa e se relaciona ativamente na família.
Esposa Creusa

Joaquim e sua esposa Creusa
Joaquim e seu filho Lucinaldo

      Com a perda da filha e não podendo mais ter filhos devido uma cirurgia,  pensou em  adotar uma criança, mas na convivência com  o Monsenhor Fernando de Godoy Moreira este veio a convida-lo em 1985 a participar como voluntário da Creche Menino Jesus de Praga e se sentiu muito realizado podendo cuidar de muitas crianças carentes. Começou como vice Presidente da entidade que  tinha na época  9 crianças entre 4 meses a três anos de idade onde  permaneciam  em período integral.

    Em 2004, já  contando com 60  crianças  tiveram a necessidade de levantar um novo prédio que foi concluído em dezembro de 2006. Em 2007 foi resgatado mais crianças de áreas de vulnerabilidade e riscos e com o  aumento de 20 crianças por ano, já conta com 120 atendidas.

      Em 2013 pensando em um novo prédio, foi encaminhado um projeto a prefeitura de Campinas, que foi aprovado em dezembro agora para construção de uma nova creche,  podendo assim atender mais crianças de baixa renda, a partir de 2017.

      Bem, todo ano tendo  uma despesa  mensal  de 60 mil reais  e uma arrecadação  de 50 mil reais, existe um déficit de 10 mil,  onde se obriga a buscar todo ano eventos para cobrir essa diferença e angariar fundos, tais como três bazares , duas festas da pizzas , uma feijoada na catedral do chopp, uma bacalhoada  no Clube Regatas e uma ação entre amigos.
Todo trabalho feito na Creche poder ser conferido no site...http://www.crechemeninojesusdepraga.org.br/



    No clube AFRB, atuou  por 10 anos como diretor  de patrimônio, mas com a Turma da Quinta  já  é integrante ferrenho a uns 3 anos  quando veio a se aposentar, onde se sente  feliz no meio de uma família unida e responsável pelas suas atitudes deixando o lado profissional da empresa, sendo aqui todos  iguais.

       Um momento gostoso e descontraído é a reunião pós  jogo na lanchonete ou nas churrasqueiras onde se comenta de tudo e a alegria de estar presente com todos. É disciplinado na prática do futebol  society, onde realiza seu preparo físico e sua higiene  mental.





      Há um detalhe em que eu ia me esquecendo, o Joaquim ficou conhecendo o sr. Antonio Carlos  o        "Marrom" muitos anos  atrás  na  Escola Estadual  e Industrial João Berlamino  em Amparo onde trocaram  muitas figurinhas .


    Fico  aqui muito agradecido por mais um momento  deste papo 10.

Edilson Duarte (Batatinha)

Um comentário:

  1. Joaquim, parabéns pela bela matéria e pela bela família que você e sua esposa construíram, merecida reportagem....

    Batata, parabéns! Você vem fazendo um belo trabalho com suas matérias, até parece um Minerin...trabalha em silencio e mostra um belo resultado.

    ResponderExcluir