terça-feira, 4 de março de 2014

Cantinho do "BATATA" - João Martins


E aí amigos, estamos diante do nosso atleta mór João Martins. Com seus 75 anos, casado com D. Sirsa, pai de 5 filhos, nascido em Gália - SP, veio para Campinas em 1970 e começou a trabalhar na Singer, logo depois em 1975 entrou na Bosch no setor de usinagem antiga S-33 e aposentou-se em 1996.

Sua trajetória no futebol começou aos 15 anos, jogando no meio dos adultos na fazenda São João. Aos 18, jogando pelo amador de Gália conquistou seu primeiro campeonato em 1962. Trabalhou na prefeitura de Lupércia e disputou o campeonato amador da cidade. Já em Campinas, disputou o amador pelos times Orozimbo Maia, Jardim do Lago e Ases Negra.
Em 1980 começou a jogar no time do Guedes pela S-11 no campeonato interno entre seções. Foi um dos pioneiros onde o campeonato ainda se chamava Velhobol ( hoje Hipermaster ) ao lado de Lázaro, Esmeraldo, Nelson do DP, Valdecir, Dr. Bandiera, Poy, Valdomiro, Anor e outros.

Um fato triste dessa trajetória, foi quando voltava de um jogo em Salto Grande o caminhão em que viajava sofreu um acidente e teve fraturas no pé.
João Martins comenta que só tem que agradecer a Deus por tudo que aconteceu, pelos bons momentos que passou, pela família, pelos amigos que conviveu e pelos que ainda convive.

Na época do Velhobol comenta do espírito de amizade que existia e lembra que depois dos jogos pegava carona com o Dr. Bandiera que dizia ser caminho mas na verdade morava na Nova Campinas e ele no Santa Odila, nada a ver. Este espírito comenta ter encontrado na Turma da Quinta, onde tem muitos amigos e uma participação efetiva.

João recentemente fez uma cirurgia no coração e está no depto médico, aguardando a liberação para continuar a bater uma bolinha nas quintas feiras.
Hoje sua atividade é fazer caminhada regular e as terças e domingos, acompanhar sua esposa  à igreja.

João Martins, agradecemos por esta oportunidade de compartilhar um pouco de sua vida, ficando um legado de exemplos para que possamos aproveitar melhor nossa convivência no dia a dia.

Edilson Duarte (Batatinha)

2 comentários:

  1. O Dr. Roberto até hoje acha que o caminho que fazia era o mais curto pra chegar em casa.
    Boa Batatinha, a coluna esta cada vez melhor.
    Ari

    ResponderExcluir
  2. Merecida homenagem adoro o Sr. João Martiins, também na primeira foto vejo o saudoso Mirão de goleiro....duas homenagem na mesma foto.

    Excelente Batatinha!

    ResponderExcluir