sexta-feira, 8 de novembro de 2013

" POR ONDE ANDA " - Bello

Por onde anda Bello?  

Ele é um amigo da Turma da Quinta e de uma hora para outra ele sumiu e ficamos sem ver suas grandes jogadas, entrou na Bosch em 1968 na função de Operador de tornos automático, na S19, depois foi promovido para Ajustador de Máquinas, foi mudando de função, passou a ser Distribuidor de Serviços, com sua competência e seu jeito amável de ser conquistou a chefia e logo foi promovido a Contra Mestre. Em 1987 várias seções foram transferidas para fábrica de Curitiba, isso mexeu com a estabilidade do Bello que foi transferido para o setor VE, gerando um grande estresse, mesmo assim, trabalhou na empresa por 28 anos.
 História do Bello, conta ele que em 1994 num bate papo com Waller na hora do café o mesmo lhe perguntou se ele não jogava bola, respondeu que no momento estava parado, mas na sua infância tinha jogado no mesmo time em que o Dica jogava, mas como sofreu um acidente em 1970 foi obrigado a parar  por recomendação médica.
AFRB na época estava promovendo o campeonato interno “Velhobol”, com atletas acima de 45 anos, por ter falado que tinha jogado ao lado de Dica, criou-se uma expectativa e todos queriam vê-lo jogar, imediatamente o escreveram no campeonato. No dia do jogo se apresentou, mas não conhecia ninguém, conforme relatou estava muito nervoso foi apresentado ao técnico ícone Valdecir que jogava no mesmo time, quando o mesmo perguntou em que posição você joga Bello?  Ele respondeu: “Quando eu jogava há 20 anos, minha posição era ponta direita, mas para minha surpresa ele me colocou de lateral esquerdo, kkkk, mas Deus estava do meu lado e eu fui muito feliz, no primeiro lance mesmo sem querer dei uma chapeleta num grande amigo, que não gostaria de dizer seu nome. Terminando o campeonato todos os amigos me incentivaram a disputar o campeonato de Máster, gostei tanto que joguei até 2010 sem faltar nenhum jogo”.
Nesse mesmo período ressurgiu um velho problema no joelho e ele foi obrigado a parar. Ele conta que foi o único atleta que ficou num banco de jogo que deu WO.
Abaixo Bello relata algumas histórias:
“Quando vinha jogar sempre trazia um óleo elétrico, certo dia em um jogo de campeonato emprestei o óleo para o time adversário, na hora que a bola rolou foi um massacre, meu time era inferior, mas ganhamos de 5x2, ao chegar no vestiário todos comentavam o desastre, os jogadores do time adversário que passaram o óleo elétrico, travaram as pernas e não conseguiram  jogar, então os caras queriam saber como eu preparava o óleo elétrico, e passei a receita, aditivo de radiador, fluido de freio e água de bateria”.
“Em outra partida do campeonato, em meu time faltavam três jogadores inclusive o goleiro, já tinha estourado a tolerância, era contra o time do Nakano, foi quando o mesmo com a sua elegância e bom coração disse: “Arruma um goleiro e vamos jogar valendo ponto”, ganhamos o jogo e aí conseguimos a proeza de desclassificar o time do Nakano, eu quero agradecer a todos os amigos da época do Velhobol que me incentivaram a voltar a jogar, pois os campeonatos da AFRB, me integraram e dando qualidade de vida, alegria e socializando, sendo mais amigo dos amigos. Parabéns pelos 50 anos de existência, diretoria associados e comissão técnica!”.

Um agradecimento
Quero agradecer os amigos Ostanelli Menezes e Nakano, que colocaram um encarte no álbum de figurinha incluindo os craques sem time nos cinqüenta anos da AFRB. Tornando o álbum mais  completo.
Parabéns Turma da Quinta pelas lembranças.
 Infância, Belo nasceu e em Campinas e daqui nunca saiu, foi um jovem inteligente e obediente aos seus pais, participava da religiosidade na igreja e nas horas vagas praticava seu futebol jogando bola nos campos do Seminário, Santa Odila, Swift, Moinho Matarazzo e Corintinha. Quando cursava o SENAI em 1963, aos catorze anos de idade, foi pela primeia vez disputar um campeonato interno de futebol, os jogos eram disputados no campo do Cruzeiro que ficava na Av. Saudade, ele jogou o Campeonato no mesmo time do craque Dica que também cursava o SENAI.
Bello aposentado, goza de boa saúde mora em Campinas no Jardim das Oliveiras é casado com Sra. Vera Lucia, dessa união tiveram dois filhos, Tiago e Vanessa, hoje ele tem uma oficina de autos de manutenção preventiva, no fundo da sua casa, onde  trabalha até hoje, não é hobby e sim necessidade, já fez manutenção para algumas celebridade, como Luis Fabiano quando jogava na Ponte Preta, Edu Dracena Guarani, Rodrigão Guarani, e para grandes amigos da Bosch, hoje sem poder jogar sua bola, seu hobby é caminhar e fazer ginástica multi funcional no SESC.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz ao ponto de nem conseguir fechar os olhos, já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram, já tive tanta certeza de mim... ao ponto de querer sumir, já tive crises de riso quando não podia, já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse, já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar,  enfim errei, e errei muito, mas aprendi com meus erros, e hoje sou o que sou, até porque errar é humano. Senhor remove a minha pedra me chama pelo nome, muda a minha história ressuscita os meus sonhos, tu és a própria vida a força que há em mim, tu és o Filho de Deus que me ergue pra vencer, nas minhas fraquezas ouço a tua voz me chamando pra viver, obrigado Senhor por tudo, hoje sou um homem abençoado.

Com Carinho Borges.

9 comentários:

  1. SOU SERGIO BERGAMIN CUNHADO DO BELLO...JUSTA HOMENAGEM A ESTE HOMEM COM CORAÇÃO DE MENINO,AMIGO, LEAL,SIMPLES, VERDADEIRO E IRMÃO.

    ResponderExcluir
  2. SOU SERGIO BERGAMIN CUNHADO DO BELLO, JUSTA HOMENAGEM A ESTE HOMEM COM CORAÇÃO DE MENINO, AMIGO, LEAL,VERDADEIRO E IRMÃO.

    ResponderExcluir
  3. Belão ou Xará, você merece todas homenagens da Turma da Quinta, pois só pessoas especiais nascem com este nome Odair e nós formos privilegiados, parabéns pela matéria, mas acho que você tinha mais histórias pra contar. Lembro quando você trabalhava ao meu lado na S19 e seu mestre era o saudoso Hélião e o Sebastião seu contra mestre...tempo bom que não volta mais.

    Forte abraço do seu xará Odair.

    ResponderExcluir
  4. luis da general mecanica e auto center11 de novembro de 2013 às 16:45

    conheco o bellao desde 2005 tive a satisfaçao eo maior prazer de trabalhar ao lado dele e um cara super umilde e cheio de bons concelhos conheci a familia td e e de surpriender varios pela simplicidade e a educaçao que deu aos filhos e sem falar na dona vera que familia que umildade parabens bellao haaaaaa seu perna de pauuuu bota a culpa no joelho que e pra nao estragar o esmalte kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. E ai Bello, Parabéns pela homenagem...E o joelho aguentou até 2010?
    e jogou com o Dicá?
    Essa eu não sabia.
    Abraço
    Gilson

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Bello pela homenagem que fizeram pra você, eu gostaria de agradecer A pessoa que lembrou de ti, pois eu lhe conheço e sei o quanto você merece você é o cara, bom pai de família, e amigo de verdade, obrigado por fazer parte da minha Amizade meu grande amigo CJ......

    ResponderExcluir
  7. Bello quando fica famoso não vai se esquecer de mim.
    Um forte abraço. Pedro

    ResponderExcluir
  8. Ola Boa Tarde Bello !!!

    Você merece essa ai Super Bello !!!

    Abs
    João Braga

    ResponderExcluir