quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Cantinho do "BATATA" - Português
Antonio Manoel Moreira Valente, mais conhecido por " Português ". Hoje com seus 61 anos de idade, casado dom D. Tereza e com dua filhas. Keli que atualmente trabalha na Bosch e Karem que também já trabalhou na empresa.
Português dedicou 18 anos de sua vida trabalhando na Bosch no setor de motor de partida e se aposentou como ajustador em 2002.
Conta que começou sua vida futebolística aos 15 anos no JUCA, Juventude Unida Católica Apostólica.
-Nesta época tínhamos o campeonato interno no Seminário onde tive oportunidade de jogar ao lado de pessoas como Padre Ambil, hoje Cônego da Catedral de Campinas e Padre Pedro Piacente , tio do Carlinhos e Eduardo - comentou Portugês.
O nosso saudoso Zé Duarte, ex. técnico do Guaraní e Ponte, na época trazia os meninos do Proença para disputar o campeonato do Seminário, gostou de ver as jogadas do Português e o convidou para jogar no Guarani onde ficou por oito meses.
Trás uma mágoa até hoje pois jogando no juvenil do Guaraní, na esperança de disputar a Taça São Paulo, foi deixado de lado sem motivo aparente quando apareceram empresários e encaixaram seus jogadores.
Nesta época jogou ao lado de Roberto Diogo, Amaral, Coscorão, Davi, J. Marcos, Robertinho e Gilberto Moreno. Alguns acabaram sendo profissionais nesta área.
Após essa etapa, Português passou a jogar no campeonato amador pelo Santa Lucense onde foi campeão ao lado de jogadores como Pisca, Nical, Isael, Divino, Bertinho, Furão, Marela, Lele e Zé Carlos.
Jogou também pela Bosch nos campeonatos internos entre seções e até a pouco tempo nos torneios society do Clube AFRB onde colocou inúmeras medalhas no peito.
Parou de jogar após uma cirurgia de prótese no joelho em decorrência a muitas contusões no futebol.
Um fato pitoresco. Conta que jogava pelo Santa Lucense onde o juiz era o Brandão. Em um lance onde estava completamente impedido o juiz não apitou e o Português acabou perdendo o gol.
- Moleque, você tá me complicando, quando vai fazer esse gol? - disse Brandão apontando o dedo para o Português.
Já participou pela Bosch nos Jogos do SESI onde foi 2° lugar em Bocha ao lado do Laerte.
As vezes se sente incomodado por não jogar mais sua bolinha e depois tomar umas com os amigos. Mas quando pode comparece para bater um papo com a galera.
Atualmente trabalha como Gerente de Tráfego e Fretamento na Viação Fantinati.
Edilson Duarte (Batatinha)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Valente é gente finíssima. Mereceu a homenagem. Parabéns ao Batatinha pela escolha. Nakano.
ResponderExcluirPARABENS, UMA BELA LEMBRANÇA DE AMIGOS QUE ESTÃO IMPOSSIBILITADOS DE JOGAR MAS QUE PERMANECEM EM NOSSO CORAÇÃO. VALEU BATATA, VALEU PORTUGUES
ResponderExcluirParabéns ao Portugues, merecida homenagem da Turma da Quinta, também ao Batata, que bela materia e pelo jeito tinha muito mais histórias guardadas....Valeu Odair.
ResponderExcluirAiiiii Paisão.... vc e sua bolinha.... te vi muitas vezes chegar em casa todo sujo , cansadado e as vezes machuco mas feliz e isso é muito importante.... beijos e AMO o Senhor !!!!! Keli... :)
ResponderExcluirbem vamos corrigir os erros.. quis dizer cansado e machucado...kkkk
ExcluirJusto o que eu procurava sobre motor de prótese
ResponderExcluir